quinta-feira, 30 de abril de 2026

Fazer massa para Cakepops

Eu sou apaixonada por cakepops!

Depois de conhecer este pequeno produto através da Internet fiquei fascinada e fui à procura de mais conhecimento...li sobre o assunto, assisti a vídeos, procurei imagens e ideias, etc. A forma de os fazer não é consensual, nem existe uma fórmula mágica para os fazer, cada um faz ao seu gosto.

Assim decidi, também eu, fazer da minha maneira e não é que deu resultado? Até fizemos vídeos para colocar no YouTube, um a ensinar como fazer a massa para os cakepops com madalenas e Nutella....

Outro cakepops que leva leite condensado 


O Último vídeo com ideias de diferentes coberturas dos cakepops 


 



Eu sei que ainda sou uma amadora, tanto a fazer cakepops, como a fazer vídeos.

Mas sabem o que me deixa realmente feliz é ouvir os meninos dizerem:

"Mãe, quando é que fazemos cakepops?"


 

quarta-feira, 29 de abril de 2026

A primeira tarte que fiz

   

Esta tarte começou muito bem. Fomos colocando na mesa os ingredientes que precisávamos para fazer a receita da tarde mas logo, logo correu mal. A balança deixou de funcionar e tivemos que medir as gramas mais ou menos a olho. 🙄

Fizemos a base da tarte, foi ao forno e ficou linda. Depois fizemos o recheio e colocamos dentro da tarte. Já estava pronta para voltar para o forno quando reparamos que nos esquecemos de um ingrediente, o açúcar.

 😅Ainda tentamos misturar o açúcar no recheio e conseguimos.

Foi para o forno, mas, como o recheio estava muito líquido teve que ficar mais tempo no forno. Resultado a base queimou um pouco, mas o sabor estava Enfim tentamos 🤔 😁

Receita de tarte de limão:

Ingredientes: 450g de massa quebrada; 3 ovos; 1 gema; 450 ml de natas; 100g de açúcar; 150 ml de sumo de limão. 

Estenda a massa bem fina e forre uma forma de tarte. Pique com um garfo. Forre com papel manteiga e encha com feijões crus. Leve ao forno pré aquecido a 190° durante 15 minutos. 

Tire do forno e retire o papel e os feijões e reduza a temperatura do forno para 150°c.

Para o recheio: bata os ovos, a gema, as natas, o açúcar e o sumo de limão e deite na base da massa. Coza por 20 a 25 minutos (até o recheio começar a prender). E está pronta! 

terça-feira, 28 de abril de 2026

Doce de frutas

   O meu dia começou muito bem e o seu?

Para alegrar ainda mais meu dia, preparei para toda a família, um doce de frutas no copo.



Este doce é muito fácil e bem rápido de preparar. É um doce que se pode comer a qualquer hora... ao pequeno almoço, como sobremesa, ao lanche.

Ele leva 1 lata grande de salada de frutas e 4 a 6 iogurtes grego natural açucarados. Depois é só colocar nos copos uma camada de frutas e outra de iogurte. Deve-se repetir até encherem os copos. Leve ao frigorífico para ficar fresquinho.

A sugestão que lhes posso dar é em vez de usarem uma lata de frutas, é colocar frutas frescas ao seu gosto e pode acrescentar frutas secas ou sementes.

sábado, 25 de abril de 2026

Cupcakes de limão

Quando os fiz, fiquei muito satisfeita com a aparência deles. Estavam bonitos ao olhar.

Eu, sem conhecimento nenhum sobre decoração, quis arriscar. Fui ao supermercado e vi um pacote muito interessante, era açúcar glaceado? Era Glace? Pó em açúcar? Não sei, só sei que dizia Sugar e comprei-o para decorar os meus cupcakes, no pacote tinha o modo de preparação e achei que seria fácil.

A experiência não correu muito bem. Lembro-me de colocar o preparado no saco de pasteleiro, mas como estava muito líquido e porque eu cortei demasiado a saída do saco, "borrei" tudo. Era açúcar pela mesa e pelo Chão.

Os cupcakes, que na minha cabeça, iriam ficar lindos com umas riscas, ficaram horríveis.

A solução foi colocar umas raspas de limão para os " provadores" não repararem na asneirada que fiz.

Não desisti, esforcei-me e isso é o que importa.

Todos os "provadores gostaram do sabor e um deles até disse: "mal posso esperar pelas próximas fornadas"...é todos concordavam. Isto deu-me motivação para continuar, já só faltavam 199 fornadas de cupcakes

 😁

quinta-feira, 23 de abril de 2026

Forma de bolos da treta

   Eu via há algum tempo o programa "Eu sou mais bolos" da Carina Costa e depois de ver o episódio 12 quis experimentar.

Copiei os ingredientes que aparecia no final do programa para um papel e fui à procura dos ingredientes que já tinha em casa. Fui às compras decidica, hoje ia sair um bolo.

Não, não me perdi, só comprei os itens que precisava para efetuar a receita.

Coloquei todos os ingredientes e os utensílios básicos em cima da mesa. Preparei o bolo, seguindo as instruções a risca.

Coloquei amor e não contem a ninguém, mas eu até falei com o bolo antes de ir ao forno.

Durante a cozedura, fui dar uma espreitadela e reparei que o bolo estava a vazar por baixo, da forma. " Forma de bolos da treta, é o que é...##@&¥₩". Quase desesperei, tive vontade e desistir, mas não o fiz. Pensei " pode ser que verta pouco"

No final do tempo estimado, fui tirar o bolo do forno e como podem imaginar, ele colou à forma. Como a Carina Costa costuma "Serrar" os bolos, eu peguei numa faca e retirei o que não interessava.

O bolo ficou assim:

O sabor estava muito bom e o bolo desapareceu num instante.

quarta-feira, 22 de abril de 2026

Bolo crocante

 O Mundo doce resolveu experimentar fazer outro bolo e o aspecto não foi dos melhores, mas o sabor estava lá.


Nesta altura percebi que preciso de aprender mais. E qual o melhor sítio para ir? A Biblioteca local, é claro. Fui direta à secção de livros de culinária e de doces e deparei-me com o livro bolos caseiros. Folheei-o e achei-o perfeito para o que eu precisava no momento.

Se estou no inicio da minha aprendizagem, não posso pedir já, que os bolos saiam todos perfeitos, mas se puder ter um livro que me ajude nesta caminhada, eu vou aproveitar.

Trouxe o livro para casa e pensei, agora Nesta casa só se vai ver bolos a toda a hora.

segunda-feira, 20 de abril de 2026

A coroa de pipocas mais doce

 Comecei a namorar e a coisa foi ficando mais séria e eu sabia do fundo do meu coração que era para durar (tanto que casamos). Mas no dia de conhecer a minha filha do coração, a sua filha, eu estava de folga e durante a tarde decidi fazer uma sesta para acalmar os nervos, pois só a iria conhecer, ao jantar, feito pelo meu namorado.

Quando acordei tive uma brilhante ideia...e se eu fizesse uma coroa de uma coroa de pipocas? E se eu fizesse com ela , seria ainda mais especial.

Tinha visto numa revista, na zona de crianças e fomos às compras (eu e a revista, é claro). As compras foram gulosas: pipocas; chocolate; pintaloras, etc.

O jantar correu muito bem e ela ficou entusiasmadissima por participar.

A coroa não ficou perfeita (das duas, uma, ou fizemos pouco caramelo, ou pusemos pipocas a mais) mas o mais importante, foi o  momento em volta da preparação e quando a comemos, que ficará para sempre na minha memória.

Quando fazemos doces, não fazemos apenas doces, criamos memórias em volta dos doces.


Pudim surpresa

   Hoje é dia de descanso, de relaxar e de procrastinar. Ai que bom fazer o "dolce fare niente"( penso que é assim que se escreve)...