quinta-feira, 28 de maio de 2026

Pudim surpresa

  Hoje é dia de descanso, de relaxar e de procrastinar. Ai que bom fazer o "dolce fare niente"( penso que é assim que se escreve).

O trabalho de casa está feito, então aproveitei para esticar as pernas, descansar o corpo e relaxar a mente.

De repente sou surpreendida com uma sobremesa...um Pudim de ovos. Hum! Que delícia!


Está sobremesa foi feita pelo meu marido ( ele gosta de fazer estas surpresas, de vez em quando).

Pedi a receita para partilhar convosco mas ele disse que foi tudo a "olho", por isso fica para a próxima.

Por hoje é tudo, agora vou ali comer mais uma fatia. São servidos?

Mandalas Doces

    Sabem quantos livros de colorir, só de Mandala, eu já tive?

Não? Nem eu 🤭 🤣

Por norma os livros de colorir Mandala são os primeiros a ser despachados. Sabem aquela coloração mini color de Mandalas? Já foram...já  eram...e o livro de Mandala doces? Quase, quase a terminar...

Os desenhos deste livro foram quase todos aplicados à frascos de vidro por esse motivo viverão muito mais tempo. Aqui ficam alguns exemplos....




terça-feira, 26 de maio de 2026

Cupcakes de abóboras

    Na página do facebook O nosso Mundo doce decidi criar o desafio de transformar um alimento num produto doce. Como na altura estávamos no mês das "bruxas"( Halloween) escolhi a abóbora.

Bem, já não chegava o desafio dos 200 cupcakes, Carina? Ainda tinha que me meter em mais um desafio. Uffa! Eu sou incrível!

Então decidi juntar o útil ao agradável e fiz cupcakes de abóbora, assim para além de contribuir para o desafio da abóbora, fazia mais uma fornada para o desafio cupcakes. Perfeito!




Para a massa fizemos uns cupcakes de cebola vermelha, depois decoramos com chantily e fios de chocolate de laranja. Por fim finalize com as mini abobrinhas em pasta de açúcar elaboradas pelos nossos colaboradores (Rita, Rafael e Adriana).





domingo, 24 de maio de 2026

Cupcakes Caril e legumes

     Para a 4° fornada de cupcakes procurei receitas diferentes, com uma questão em mente: Será que todos os cupcakes têm que ser doces?

E não, não têm que ser todos doces porque os que fiz são cupcakes de legumes com caril, ótimos para um lanche da tarde ou como entrada da refeição principal.


Eles são muito saborosos e têm uma humidade  que lhes dão um toque especial e o sabor a caril, Hum! Muito bom.

Nós, cá em casa, optamos por colocá-los como entrada do almoço de Domingo  e Puf! Desapareceram num instante. 

sábado, 23 de maio de 2026

Cakepop Mr. Abóbora

       E hoje apresentamos o Mister abóbora na companhia dos seus amigos  ❤️


O Mister abóbora é um cakepop de abóbora com cobertura de chocolate de laranja e decorado com pasta de açúcar tal como todos os seus amigos, a única diferença é que o Mister abóbora tem olhos.

Para fazer estes cakepops comecei que é  fazer um bolo de abóbora e ficou tão bonito, que na hora nem sabia se o deveria desfazer para fazer os cupcakes, ou se o fatiava para o comer-mos no momento.

A paciência também é uma virtude, pois sabia que se o desfizesse teria teria cakepops, se o comesse, não.

Desfiz então o bolo em migalhas e depois misturei com queijo creme ( aquele que vem em triângulos numa caixa redonda).

Depois fizemos bolinhas, derretendo o chocolate de laranja e cobrimos os cakepops com ele. Para os decorar tive os meus colaboradores a fazer as pontas verdes das abóboras e eu decidi fazer os olhinhos e assim nasceu o Mister abóbora para cuidar de todas as abóboras. Ele é o nosso orgulho!

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Cupcakes com cerveja preta

    Tentamos mais uma vez sair do tradicional, fizemos cupcakes com cerveja preta e amêndoa.

Aqui, a cerveja preta, tem a função de cortar um pouco o doce da amêndoa para ficar um sabor mais equilibrado, nem azedo, nem doce. Não é para apanhar uma bebedeira de cupcakes 🤭

O único problema é que eles ficaram um pouco secos. Então optamos por comê-los ao pequeno almoço, acompanhados por doce de abóbora.

Ups! Lá se foi o equilíbrio e lá fomos nós adoçar a coisa.

Cupcakes de amêndoa e cerveja preta com doce de abóbora é uma delicia. 

quinta-feira, 21 de maio de 2026

O bolo deku

   A Adriana, no seu aniversário pediu-me para eu fazer um bolo com o tema Deku. Fiquei de boca aberta...tu queres o quê? Um deku? Que raio é isso?

Ela mostrou-me imagens do boneco que ela pretendia. Nesse momento senti que estava a leste do paraíso em relação aos passatempos das crianças e decidi nesse mesmo instante estar mais atenta aos seus gostos.

Comecei a incentiva-los a contarem-me os seus gostos, a mostrarem-me o que estavam a jogar... eles gostam que os adultos se interessem pelas atividades deles. 🥰

Quanto ao deku...deu-me um trabalhão  fazê-lo, mas fiquei feliz com o resultado.

Não  está  perfeito e até lhe chamamos o velhinho Deku 😅 mas, estamos muito  felizes por conseguimos realizar mais um desejo. 😄 ❤






E assim fica aqui um conselho, falem com os vossos filhos, interessem-se pelas atividades que fazem e participem nos jogos por eles propostos.
Entrem no mundo das criancas e façam wauw!

E fiquem felizes com o vosso Deku.

O nosso mundo doce

  Sim, sou uma falhada a fazer bolos, bolinhos, docinhos e afins mas tenciono aprender e praticar...pelo menos vou tentando. 

Será que algum dia eu vou conseguir fazer bolos sem os queimar?😂 
Será que algum dia vou conseguir fazer bombons? 😋
Será que algum dia vou conseguir fazer sobremesas deliciosas? 😁 


Acompanhe-nos também neste mundo novo e delicioso e descubra o que andamos a fazer, a aprender e onde é  que andamos a falhar. 🤣

terça-feira, 19 de maio de 2026

Filme doce

 Hoje vi um filme muito bonito, o filme Uma hora atrasada (One hour behind.), uma história de amor, enfim o habitual, encontros, desencontros, e o final é previsível mas...(pára tudo!) eu adorei este filme essencialmente porque ela é proprietária de um loja de cupcakes.

Muitas das cenas do filme são passadas lá porque é onde ela passa a maior parte do tempo. A loja é um sonho para mim, cor de rosa, muito feminina e essencialmente convidativa e docinha 😋 Adorava ter ou trabalhar numa loja assim. 😍

Assistam ao trailler para perceberem do que falo e quando puderem vejam, vale a pena.😉
.
Adorei este filme. Quando tiver oportunidade vou voltar a ver. Ele faz-me sonhar.🤗
E vocês? Este fim de semana vai ter sessão de cinema? 
Que filme vai assistir? Recomendam algum filme bom doce para eu assistir?

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Brigadeiros Simples

      São  brigadeiros simples...mas muito saborosos.

Aqui está a receita:

  • 1 lata  de leite condensado 
  • 1 c. (Sopa) de manteiga
  • 3 c. (Sopa) de chocolate em pó 
  • Óleo ou manteiga para untar

Como fazer:

Coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó  numa panela de fundo grosso.

Misture tudo e leve a lume brando, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela

Nota: Faça  o teste do ponto estrada...passe uma colher no meio da panela, se ficar uma estrada, ou seja, se no meio ficar limpo, sem creme, está  pronto a retirar do lume.

Unte um prato com manteiga e coloque a massa. Deixe arrefecer.

Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas nas mãos.

Depois passe no granulado desejado e sirva em forminhas de papel.

Nota: eu passei em chocolate em pó, em granulado colorido e em coco.

Para dar um charme extra apresente-os em cestinhos por exemplo 


 



domingo, 17 de maio de 2026

Bilharacus

     Pedi ajuda para fazer o desafio da abóbora a familiares, amigos, conhecidos, seguidores, etc. e todos deram ideias, sugestões e até  me forneceram receitas como é  o caso deste produto aqui.

Uma senhora num grupo do Facebook sugeriu que eu fizesse bilharacos para o desafio da abóbora e eu fiquei do tipo:

"O quê? Desconheço esse doce?" 🤔

A senhora disse-me que era um doce típico de Aveiro  e até me forneceu a receita que ela costuma utilizar.

Eu experimentei e não é  que deu certo?

Ficaram lindos e saborosos.


A receita que me deram é a seguinte.

"Ponha a abóbora a cozer com uma pitada de sal, casca de laranja ou de limão e canela em pau.

Deixe a abóbora a escorrer de um dia para o outro. Se necessário embrulhe num pano e escorra  a água o máximo que conseguir.

De seguida pese a abóbora. Por cada kg de abóbora coloque 200 a 300 gr de açúcar, 3 ovos e 3 ou 4 colheres de sopa de farinha...pode também colocar um pouco de vinho do Porto e miolo de noz.

Molde a massa como se fosse bolinhos de bacalhau e leve a fritar até ficarem dourados...coloque a escorrer em papel vegetal e só depois em papel de cozinha.

Pode polvilhar com açúcar em pó ou passar por açúcar e canela."

Eu não  usei o vinho do porto, nem o miolo de noz, desta vez decidi fazer bilharacos  simples...para a próxima vou experimentar fazê-los mais elaborados.😀

Experimente fazer bilharacos também.

sábado, 16 de maio de 2026

Cupcakes de Caramelo

     Ui! Estes Cupcakes foram um verdadeiro desafio para mim. 

O quê? Fazer Caramelo caseiro? Nunca fiz! Usar queijo mascarpone na decoração? Nunca usei! Fazer cristais com o Caramelo? Deve ser difícil! Usar leite condensado no recheio? Hum! Como assim?

Quando li a receita dos cupcakes de Caramelo, achei-a muito à frente das minhas capacidades e conhecimentos que tinha, mas por um impulso instantâneo, que me deu na altura, decidi experimentar. Sentia-me arrojada e com vontade de sair da minha zona de conforto, concerteza que estou a dar um passo maior do que as pernas, pensava eu, mas não fazia mal pois a ideia era aprender e se não saíssem bem, ninguém iria ver. 

Perdi o medo e fui de cabeça e aqui estão eles...cupcakes de Caramelo!


Primeiro tivemos que fazer o Caramelo, depois fizemos a massa. A seguir decoramos com o queijo mascarpone com a ajuda do saco de pasteleiro e por fim fizemos os cristais para o topo.

Fiquei tão babada com os meus cupcakes,  que tirei fotografia e coloquei de imediato na página do O nosso Mundo doce. Instantaneamente recebi um comentário de uma amiga a dixer: "Quero Provar!

Eu sei, eu sei estes cupcakes foram um desafio bem sucedido pois ficaram lindos ao olhar. Olhem só está  beleza...

   Os olhos também comem por isso coloquem amor e carinho na sua execução e por mais grandioso que o desfio lhe pareça, divida-o em etapas e verá que tudo se torna mais fácil.

Vá lá? Arrisque, Inove! Faça!

Pudim surpresa

   Hoje é dia de descanso, de relaxar e de procrastinar. Ai que bom fazer o "dolce fare niente"( penso que é assim que se escreve)...