quinta-feira, 14 de maio de 2026

Doce de abóbora

  Lembram-se da primeira tentativa em fazer doce de abóbora? Aquela que correu muito mal, que em vez de sair doce de abobora, saiu abóbora cristalizada? 🤣

Voltamos a tentar fazer doce de abóbora e desta vez correu às  mil maravilhas. Até  decoramos o frasco para mais tarde revordar o nosso primeiro doce feito em casa.



Comemos logo ao pequeno almoço no pão.


E vocês? Já experimentaram fazer doce de abóbora?

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Série doce

     Eu não gostei de ver o programa school of chocolate, eu amei desde o primeiro segundo.

O formato do programa está muito bem concebido, porque os concorrentes entram como os alunos entram numa sala de aula, com caderno e caneta, depois é-lhes ensinado uma técnica e depois tem que fazer os exercícios do dia. Perfeito!

A cada peça ensinada eu ficava wauw! Como é  que é  possível fazer uma coisa destas?!?

Depois ficava nervosa pelos alunos, eu queria que todos se saíssem bem.

Adorei a forma como o professor ensina e como transmite as críticas aos alunos, de forma calma e cuidada. Acho que ele é  muito assertivo.

Vi a 1° temporada num ápice  e já  estou desejosa que venham mais.

Este concurso está  a passar na Netflix, podem ver o trailler aqui em baixo.



Só tenho pena que em Portugal ainda não tenham feito programas do género. Fazem programas de culinária, de talentos, de vozes,  até já fizeram  de costura, mas só  de doces ainda não vi...

E vocês? Já  viram o school of chocolate?

Eu fiquei fã...😁


segunda-feira, 11 de maio de 2026

Um mundo doce

   Um dia, estando eu na biblioteca, deparei-me com um mundo novo...o mundo dos doces e fiquei deslumbrada.

Há imenso tipos de doces: bolos decorados, bolachas, cupcakes, cakepops, brigadeiros, etc., e eu como sou apaixonada por trabalhos manuais...eu quero aprender a fazer tudo.

Criei a página no Facebook 

O nosso Mundo doce

E mais tarde o Instagram 

O nosso mundo doce

para me incentivar e ainda "arrastei" a família toda para este mundo delicioso. Aos Domingos de manhã juntavamo-nos todos na cozinha e fazíamos o doce que eu tinha em mente e depois partilhava na página os nossos produtos doces.

Na altura chegaram a pensar que este era um pequeno negócio e que nós fazíamos para vender, mas não, este é apenas uma página de partilha de ideias de doces para incentivar aqueles que querem enveredarem por esta área. 

Aqui neste blogue vou continuar a falar um pouco dessa experiência e deixar-vos algumas receitas, espero desta forma poder continuar a motivar-vos a perseguir e a concretizar os vossos sonhos. Por isso estejam atentos ao blogue. 😁

Colecção doce

   Devida à Depressão Nervosa que tenho, fui obrigada ao longo do tempo a ajustar a medicação para a eficácia do tratamento. Esta abriu-me o apetite...eu comecei a sentir o sabor dos alimentos que antes não sentia( sou fumadora).

Tudo me sabia bem, então o sabor do chocolate nem se fala, hum! Que delicia.
Eu só pensava em comer doces com chocolate, bolachas, iogurtes, bolos, gelados, etc. Quando não havia cá por casa "atacava" outras coisas.
Cheguei a um ponto de ficar viciada em comidas doces é até pedia ao meu marido para ir de propósito comprar doces.

Conclusão, eu estava a descarregar o nervosismo, a ansiedade, o pânico através da comida e aumentei muito de peso ( + de 20 kg).

Ainda não consigo ficar totalmente sem comer doces, mas passei a restringir os doces apenas para dois dias na semana...nos outros dias, estou a tentar substituir por alimentos menos calóricos, fruta, legumes e sementes ( que eu brinco dizendo que é comida de passarinhos😁)

Para me animar, decidi usar os doces a meu favor. Já tinha ideia de fazer a colecção quando iniciei a página do facebook do Mundo doce e estes produtos são os que já tinha em casa, excepto a agenda que é nova.



Não, não é uma coleção para guardar e admirar, é para ser usada.

O livro é para fazer uns doces para os meninos; os frascos (que fui eu que pintei 😁) com marcadores, o porta-lapis com lápis de cor e o livro de colorir para relaxar a mente; a agenda e a caneta para escrever e aliviar a mente.

Ajudas-me a fazer crescer esta colecção doce?
Aceito artigos doces de papelaria ou outros mesmo que já sejam usados 😁


domingo, 10 de maio de 2026

Livro e desafio doce

     

Quando encontrei o livro "200 receitas cupcakes", na biblioteca, achei que seria perfeito para me acompanhar durante o percurso da aprendizagem prática da elaboração de cupcakes. Até adotei o número 200! Olhei para o titulo e pensei: " 200 é um número bonito. Vou seguir a ideia deste livro...vou fazer 200 fornadas de diferentes cupcakes, para praticar.

Assim, o que lhes quero transmitir é que se quiserem aprender a fazer cupcakes, este é o livro ideal para iniciar.  Neste livro aprende a fazer cupcakes básicos como de baunilha e chocolate mas também mais elaborados.

Leia o livro e pratique muito 😁

sábado, 9 de maio de 2026

Cupcakes dos sapinhos

    Eu fui ao jardim da Celeste, giro fle, giro fla.

E o que foste lá fazer? 

Fui ver uns sapinhos giros, giro fle, giro fla. 😁

Quando olho para a decoração destes cupcakes é o que me lembro de cantar. Eles fazem-me recordar lugares alegres e felizes da minha infância

Fizemos os cupcakes e decoramos até com creme de ovo e uma moedinha de chocolate, mas querem saber de algo? Não me lembro do que a massa foi feita, pois fiquei tão feliz com o resultado final da decoração, que a minha mente bloqueou tudo o resto.

Não me importo porque com estes cupcakes, eu fui ao jardim da Celeste, giro fle, giro fla.

Sejam felizes a decorar cupcakes 😂

Ah! Os sapinhos foram feitos em EVA e servem apenas como elementos decorativos.

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Agenda de macarrons

 Todos os anos compro uma agenda para planear o meu dia a dia, mas este ano decidi usa-la para passar os postes aqui criados, para ficarem registados em papel. Assim sinto-me mais segura.

Ela é linda, com um fundo branco e muitos macarrons coloridos.


Esta agenda vai acompanhar-me por muitos anos. 

Pudim surpresa

   Hoje é dia de descanso, de relaxar e de procrastinar. Ai que bom fazer o "dolce fare niente"( penso que é assim que se escreve)...